quinta-feira, 4 de março de 2010

HISTÓRICO DA BARREIRA DO INFERNO

O primeiro registro oficial referente às atividades espaciais é de 1955, quando o então Cel Av Eng OSWALDO BALLOUSSIER apresentou uma exposição de motivos sobre o tema, propondo a criação de um Grupo de Trabalho específico, no Ministério da Aeronáutica, para estudar o assunto, entretanto, este grupo não foi criado.

Em 1956, em função de um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA), foi instalada na ilha de Fernando de Noronha, uma estação de rastreio de engenhos aeroespaciais lançados de Cabo Canaveral. Técnicos americanos e brasileiros, gravavam os sinais das cargas úteis durante as suas passagens pelo arquipélago.

Este foi o primeiro contato com alguma forma de atividade espacial na chamada Corrida do Atlântico. Terminaram quando os americanos se retiraram e não houve continuidade por parte dos brasileiros.

Na certeza de que o Brasil não poderia prescindir da tecnologia espacial, foi criado em 10 de junho de 1964, o GTEPE (Grupo de Trabalho de Estudos e Projetos Especiais), subordinado ao Estado Maior da Aeronáutica (EMaer) e teve como presidente o Major Brigadeiro BALOUSSIER. Este grupo, em 02 de dezembro de 1966, ainda por Decreto, passou a chamar-se GETEPE (Grupo Executivo e de Trabalho de Estudos e Projetos Espaciais), tendo recebido então um Regimento Interno que lhe deu uma estrutura de Unidade.

As metas do GTEPE eram:

* Preparar as equipes especializadas em lançamento de foguetes;
* Estabelecer programas de sondagens metereológicas e ionosféricas em cooperação com organizações estrangeiras;
* Incentivar a indústria privada brasileira a galgar os degraus da tecnologia espacial; e
* Escolher o local no Brasil e nele construir um campo de lançamento de foguetes.

Para a escolha do local e construção do campo de Lançamento o GTEPE estabeleceu os seguinte parâmetros:

* Baixo índice demográfico
* Baixo índice pluviométrico;
* Área de impacto, inclusive para o primeiro estágio, em mar aberto;
* Fácil acesso;
* Proximidade de suporte logístico;
* Proximidade de um campo de pouso de grande porte;
* Dentro de uma faixa de no máximo 5º do Equador magnético;
* Possibilidade de alcançar a Anomalia Magnética do Atlântico Sul; e
* Um terreno com uma topografia de fácil ocupação.

Três locais haviam sido colocados nas cogitações do GETEPE: Fernando de Noronha, Aracati (CE) e Ponta Negra em Natal (RN), entretanto, após seleção e avaliação criteriosa, as duas primeiras foram descartadas e uma área vizinha a Ponta Negra foi escolhida por preencher o maior número de parâmetros exigidos. Esta área é denominada pelos “locais”, de Barreira do Inferno devido à presença de falésias avermelhadas que, no nascer do sol e quando umedecidas, refletem na água, raios vermelhos, e em épocas mais remotas um barco de pesca ali naufragara, com a morte de todos os seus ocupantes criando a lenda de que o local é demoníaco.

Em setembro de 1964, chega a Natal o Ten Cel Av LAURO KLÜPPEL JR, do GTEPE que, com a ajuda dos civis Potiguares e militares da Base Aérea de Natal, em 05 de outubro de 1964, iniciava a construção das primeiras instalações, concluídos em 19 de maio de 1965 os prédios que eram absolutamente necessários para o início das operações.

Enquanto se procedia a construção, a equipe técnica do GTEPE tratou de, no mais curto prazo, buscar a sua capacitação operacional por meio de instrução e treinamento realizados em São José dos Campos (SP) na Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), na Argentina – Chamical – FAA e nos EUA – Goodard Space Fligth Center e Wallops Station – NASA.

O Campo de Lançamento foi oficialmente criado pela Portaria Ministerial Nº S – 139/GM3, de 12 de outubro de 1965.


Primeiro Lançamento

Chegada a Natal procedente da NASA, a equipe técnica do GTEPE executou a instalação dos equipamentos, operacionalizou o campo e executou em 15 de dezembro de 1965, às 16:28h hora de Brasília) o primeiro lançamento de foguete a partir de uma plataforma da Barreira do Inferno inaugurando as atividades espaciais no Brasil.

Esse lançamento que foi o primeiro de uma série de dois previstos em território brasileiro, ocorreu em função de uma cooperação entre países e dele participaram o GTEPE e a CNAE pelo Brasil e a NASA pelos Estados Unidos da América dando início ao projeto SAFO-IONO (Sondagens Aeronômicas com Foguetes na Ionosfera).

O foguete era um NIKE-APACHE cujas características eram:

* Número de estágios 02 (NIKE e APACHE);
* Peso total 1.595 libras (724 Kg);
* Comprimento total 28 pés;
* Peso da Carga útil 65 libras (29,5 Kg).

A carga útil do NIKE-APACHE teve por missão a coleta de dados para possibilitar o estudo das densidades diurna e noturna, de elétrons e íons, o fluxo de irradiação ultravioleta extremo e o fluxo de elétrons na faixa de 1 a 20 eletrovolts na ionosfera, entre 50 e 200 Km.

Participaram da operação dirigida pelo Cel Av MOACYR DEL TEDESCO e que teve como Diretor Científico o Dr FERNANDO DE MENDONÇA, 14 componentes do GTEPE e 05 integrantes da CNAE.

Estiveram presentes 08 observadores da NASA e o Exmo Sr Ministro da Aeronáutica Ten Brig do Ar EDUARDO GOMES.
FONTE - SITE DA FAB

Um comentário:

  1. Caro Jota Maria,
    Li com interesse as info postadas sobre a BI. Integro a equipe do projeto de criação do Museu da Barreira do Inferno e temos interesse em contactar pessoas que participaram da criação e/ou de eventos ligados à história da BI. Caso você conheça alguém que possua dados, fotografias, documentários, imagens etc. pelo-lhe que nos contacte por gentileza para o e-mail ricalinecosta@gmail.com ou pelo tel. 8853 4483 Muito grata, Ricaline.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITAS

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
COM 13 BLOGS E 1087 LINKS. EQUIPE: JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR